sábado, 1 de março de 2008

Por: André

Confesso que escrevo aqui e por isto, a medo. Talvez porque não é esta a minha casa, talvez porque vá admitir que falhei algo na minha vida, enfim...

Há certas descobertas que nos surpreendem tanto, que de repente nos apercebemos como estivemos errados ao longo de tanto tempo. Custa admitir que nao somos perfeitos, mas quando o faço, percebo o quanto ainda tenho de aprender e viver. E isso é bom. Se nada tivessemos para aprender, continuo a acreditar que os nossos dias seriam uma verdadeira porcaria.

Lembro-me quando a medo, fui de mao dada à minha mae e entrámos na sede do Agrupamento 73 de Carnide. Teria uns.. 6, 7 anos, e a ideia de me porem nos escuteiros assombrava-me por completo. Ja a catequese era mau, quanto mais escuteiros. E o pesadelo intensificava-se.

Quando entrei na sede, a única pessoa de quem me lembro foi a Isabel Correa D'Almeida, que falou com a minha mae. De resto nao me lembro de mais nada. Nao entrei nos escuteiros. Os anos foram passando, continuei na catequese, mas a ignorância relativamente ao que era o escutismo continuava. E era nessa ignorância que eu queria continuar a estar. Sempre pensei que os Escuteiros de Carnide eram "3 ou 4 pessoas".

Passado alguns anos, a ideia fui mudando repentinamente. Talvez o que mais abriu a minha curiosidade foi um miudo de 8 anos, o Francisco. Tive que ir dar catequese ao volume do meu irmão. Já todos estavam sentados e a ouvir-me, qd ele chegou e sentou-se. Começou a apresentação de cada um, e qd foi a vez dele, apresentou-se da seguinte forma: "Sou o Francisco... Hum.. tenho 8 anos... e... ah, e sou escuteiro!". Eu sorri e ele continuou, dizendo: "Sim, ser escuteiro é a melhor a coisa do mundo" . Eu ja sabia que todos aqueles que o eram, adoravam ser. Mas dito daquele forma, era entusiasmante. Decidi deixar os preconceitos estúpidos e sem sentido, e devagar ir procurando conhecer esse mundo que me passou literalmente ao lado, tal como judeu e samaritano.

Coicidências felizes, foi tocar à missa das Promessas este ano. Tambem tive presente na Velada de Armas, e até esse dia, essa minha procura tinha estado activa. Como é que eu a fazia? Nao sei, mas creio que nao interessa muito. Apenas posso dizer que cheguei à conclusão mais óbvia de todas: Tenho pena de nao ter sido escuteiro. As pessoas riem-se quando eu digo isto, mas é verdade! Ha pessoas que tem pena de nunca ter aprendido a tocar um instrumento, um de ter seguido outra profissao, ou disto e daquilo, eu tenho pena de nao ter sido escuteiro.

Aqui fica o meu reconhecimento: pela espectacularidade do CNE ou dos escuteiros de todo o mundo, e especialmente por ver que Carnide tem um Agrupamento tao poderoso (afinal somos vizinhos..!). Ha coisas na vida que são valores para toda a vida. Creio que isto deve ser uma delas. Ainda bem. Afinal o mundo ainda nao está perdido :)

5 comentários:

Cacao disse...

oooooh, que querido! Tens pena de não ter sido escuteiro? Pois bem, percebo-te!

Porque eu também teria, eheh.

Ah, o media markt já retirou aquele anúncio q gozava com os escuteiros! Quem goza, não sabe o que é ser escuteiro!

Obrigada, André!
Gosto de te ter por cá!

Anónimo disse...

Mas tu ainda podes ser escuteiro!

Cacao disse...

e a fé deste anonimo!:P

disse...

De facto, há uma diferença entre gostava de ter sido e gostava de ser... Mas se a vontade for muita, então não há como passar à acção. Posso dizer que não é difícil entrar nos caminheiros tendo idade para isso. Basta fazer uma visita a um agrupamento e pedir a adesão. Como caminheiros há muito poucos (vá lá exceptuando Carnide e mesmo assim, não temos ninguém na lista de espera - ela nem existe)...

Cacao disse...

(andrew, já foste despedido! eheheh , Mas não por não ter gostado de te ter por cá,. mas p dar lugar à tua querida namorada, que espero q venha cá escrever em breve!:) )