quinta-feira, 7 de junho de 2007

06.06.07

No meio do turbilhão de sentimentos qe hoje se passaram por mim, nem consegui bem pensar qe ja acabei as aulas por este ano. acho qe se tivesse sido ontem, tinha estado muito mais feliz. mas depois de saber o q soube hoje, tudo se tornou mais difícil. Fomos as primeiras alunas a saber desta notícica. Não a posso revelar, mas, não, não morreu alguém. Mas até poderá parecer-se com isso.. Só que alguém que sempre foi certo na nossa rotina, na nossa vida de estudante vai-se embora.. Vai deixar o colégio. De certeza q noutras escolas, colégios se soubessem duma notícia destas, seria tudo normal, "é mais uma que vem". Mas desde peqenina vivi com essa (agora sim, sei q é) amiga qe me guiava e de repente, com lágrimas nos olhos, nos diz qe se vai embora... Fui apanhada de surpresa... eu e o resto da turma. Nunca pensei qe me acontecese isto: comecei com uma vontade imensa de chorar, e no intervlo já nao aguentava: explodi em lágrimas. Para o ano estarei no 12º. Vou ser parte da turma mais velha do colégio. Não me imagino, imaginava-me diferente. Nem para melhor nem para pior.. mas,... não sei... pensava que era "diferente"... Lembro-me de estar no 1º ano e ver as "meninas crescidas do 12º ano" , UAU, que admiração! mas agora.. qem vou ser eu? Tal como esta professora hoje nos disse, no mundo, para o mundo, somos INSIGNIFICANTES CRIATURAS. Mas para Deus, para Ele, somos OS mais SIGNIFICANTES. Todos e cada um.
O ano está a acabar. Já só tenho um exame. Para o ano, ano novo, direcção nova, professoras novas, talvez gente nova na turma, turma mais reduzida, caras novas, amizades mais fortes, amizades mas distantes..., decisões MUITO importantes, grandes responsabilidades, muitos stresses... Sei la, mal consigo imaginar. Ou melhor.. parece-me uma tarefa TÃO árdua que tenho medo... não qero TER qe pensar em tudo o q faço... não qero saber q a minha vida futura e profissional depende disto ou daqilo.. não qero ter muito mais responsabilidade... não qero crescer...
Mas qero melhorar.
Quero ser melhor e melhor.
Quero ajudar os outros a melhorar.
Quero seguir em frente e olhar para trás e pensar "nunca imaginei qe conseguisse fazer isto..".
Quero ter a certeza que dei o meu melhor.
Quero que alguém se lembre de mim porque a ajudei a chegar longe.
Quero orgulhar-me de mim porque me tornei alguém na vida.
Quero, quero, quero... só tenho medo qe todas estas convicções se tornem "gostava que's" em vez de "quero's"... Não é assim que quero q seja...

Não sei.
Por enquanto não sei.
Não quero pensar.
Porque nem quero saber.

Por agora, vou deixar-me na ignorância do futuro, sem expeculações. Não qero desistir do ano qe vem sem seqer ter tentado. Não qero desistir só porque a esta distância tudo parece tão difícil e aborrecido.

Quero aprender a viver.

11 comentários:

Tiago Krug disse...

Com tantas dúvidas como sonhos, e com Ele no coração!
Vais de certeza no caminho certo!
O nosso caminho certo é sempre aquele que fazemos com respossabilidade e com o coração. Aquele que vazemos vivendo também para (e com) os outros! =)
De resto... é só deixar o vento levar-nos a conhecer o mundo! =)
Construímos a nossa história limpa e nela, ficaram imensas pessoas que amamos, que nos são especiais e que nos ajudam a crescer!
Quando mais te deixares receber, mais darás, e quanto mais deres, mais receberás! =)

Bom último exame e boas férias depois!
Beijinho!

Tiago! =)

mari rits disse...

como eu te compreendo:)

pode parecer dificil, pode ser dificil..
ha sempre pedras no caminho,mas "se as fores apanhando todas, um dia ainda constrois um castelo".
E para os melhores e os piores momentos,cá estou eu.e tu sabes bem que sim:)
ha pessoas que vêm,marcam-nos e passam.basicamente se pensarmos bem,todos somos assim.
Vimos,marcamos e vamos embora.
E ha sempre companhia no caminho!Piadas secas,cantorias,imitaçoes da disney,violas,danças,meninos que moram mais longe que sei la o quê(:P),almoços,jantares,lanches,filmes...gelado de morango!...
TU marcas-me o caminho.
Isso parece-me uma tarefa bastante importante,nao?!
Acredito que nao seja la muito facil.
Mas consegues faze-la.
E vais sempre conseguir faze-la.
(e ainda bem que o fazes:))
E se consegues isso, consegues muito mais.
Consegues tudo!
És única,canguru...és única e eu adoro-te

(contas feitas,marcas-me o caminho há. . .quase dois anos: fresco e eficaz)

Cacao disse...

oh, qe qeridos...
Tigo, acredita q gostei mesmo de ler o comentário q aqi deixaste. :)
Não qerendo menosprezar o teu comentário,

Rita:
PÁAAAA, és um show.. Como é q consegues deixar-me tão contente? :) aí tiras-me os defeitos todos, só escreveste sobre a minha parte melhor.. mas eu sou feita de muitos defeitos, como tda a gente. Mas sim, temos q suplantar esses defeitos e viver, como diz o tiago, para e com os outros! Porque, como tu disseste, na nossa caminhada da vida (e PELA VIDA:D ) temos companhia. E há que aproveitá-la ao máximo.. principalmente quando essa companhia também és TU. E acredita q esses 2 anos parecem muito mais e muito menos: muito mais pqe já aconteceu TANTA TANTA coisa q os dias estão cheios de acontecimentos marcantes. E muito menos porque... é sempre pouco o tempo q passo contigo:)...
Rita: obrigada por tudo. MESMO
i'm speachless. (o q raramente acontece..)

Anónimo disse...

Com tantas coisas, com tantas desilusões só hoje...domingo é que realmente notei que tudo vai mudar, que tudo aquilo que tomavamos como garantido vai desaparecer! Mas nós vamos ser as melhores, vamos superar os obstaculos!

Susana Pereira disse...

Bom Dia, CACAO!
Sabes que fui a primeira a ler este post mas esse dia foi daqueles dias que tu tb passaste por ele e por isso sabes como é....mas voltando ao teu texto.É meritório estes coments que os teus amigos te fazem e que eu venho agora também realçar: tu andas mm com uns textos mt bons! :D gosto de ver! Faz bem desabafar com a caneta :P ...mas voltando ao mais serio: acho que nós as duas fomos as que ficaram mais em baixo e, por isso, ainda mais dever temos de tornarmos estes dias que faltam inesqueciveis e tão importantes como quase o ano todo....a vida dá mtas voltas e esta é mais uma que a nossa escola dá e que, para além da escola, também dará uma grande volta a realidade e as pessoas que nos passam, por vezes, despercebidas e depois são tão importantes. Sabes, depois daquela tristeza e mágoa toda, tive, para bem de mim, começar a pensar que, como a minha mae diz, "aquilo que não nos derruba, fortalece-nos" e tudo aquilo que sentimos por aquela pessoa se vai tornar mais vincado no nosso coração, não deixando que uma amizade seja esquecida. Para além disso, somos duas a chorar, por isso temos o ombro uma da outra :P eu sei que vamos superar isto, porque senão o fizermos agora, quando for mesmo uma morte, não consegueriamos aguentar...por muito mau que isto pareça, tudo tem uma razão e se isto for para melhorar a vida daquela pessoa, fico ainda mais feliz do que quando ela tava connosco...porque é assim que numa amizade nos comportamos e, para mim, aquela pessoa será sempre uma amiga :')

Adoro.tee pá e espero n te por a chorar cm eu já estou...lol

Susana

Cacao disse...

Susy, é verdade. fiqei a chorar. Mas admito: já estava a começar pq acabei d ler tb um email da Professora de GD p mim e p a Laura...
É impressionante como me apercebi qe as coisas q dou como certas de repente.. ja la nao estão..
Mas depois de tanta coisa q tenho pensado apercebi-me qe foi emlhor passar o ano a disfrutar do q tinha do q tar sempre a pensar q vai acabar ou qq coisa do género... Seria muito menos produtivo..

Adorei o q escreveste. Provas disso foi q me pus aqi a chorar baixinho.. :')
Gsotei especialmente daqele "Faz bem desabafar com a caneta :P .." lol. és demais. Mas já te tenho dito tanta coias q agora, estranhamente, fqei sem nada pra escrever..Aidan por cima agora pus-me a ver videoclips do michael bublé no youtube (agora estou a ouvir o "You don't know me")e estou completamente derretida. LOOL
(não me qerendo parecer com o Eça de Queirós [de todo] , mas esta coisa de contrastar as cenas trágicas com uma cómica.. hum... já a vi em qq lado :P)
Então susaninha, pus-te a rir? :D era o meu objectivo , eheh.

Ah , susana, e falas do meu (suposto) "jeito" para escrever mas nao fales muito.. olha q o teu blog.. :)

Malta, obrigada pelos comentários. adoro vir ao blog e ter coisinhas novas para ler:D
Principlamente quando são amoroooosos:D ihih.

Um graaaande beijinho para todos.
Um em especial p a Susana, meu ombro:D eheh. (eu sou o teu;) )

Anónimo disse...

Baby, depois de ler o teu post, e todos estes comments, fiquei derradeiramente sem palavras...

Mas sabes como é, temos poucas certezas na vida. A morte, a nossa Fé... Ás vezes até a certeza de quem somos pode ser derrubada, mas sei que tens amigos que te ajudarão a levantar e abrir-te as portas, que a priori vias encerradas!
Provavelmente é todo esse mistério, toda essa névoa que torna a vida tão fascinante e saborosa.
"Quem somos? De onde vimos? Para onde vamos?" Sempre nos interrogámos sobre isto e obtivemos variadas respostas.
Não tenhas medo de falhar, de chorar, de rir, de abraçar, de mostrar quem és, pois, pelo menos eu, vejo tudo na vida como um ensinamento!
Cacao, tens mostrado o quão fascinante, humana, amiga, és...

A minha stora de filosofia disse-o nos primeiros dias de aulas, e realmente marcou-me:
"É muito dificil, eu sei que é, pensarmos única e exclusivamente no presente. Eu tento sempre, mas nem sempre consigo! Pois bem, eu acho que nós devemos viver, estar a 100%, dedicarmo-nos de corpo e alma a uma coisa... pois não vale a pena gastar o tempo do presente a pensar no futuro. Esse presente fará parte do passado, aquele futuro, rapidamente terá o mesmo destino. E então? Qual o prazer de viver assim? No meu ponto de vista, não encontro assim grandes vantagens!"

Um grande beijinho Cacaoetes.

SEGUE O QUE SENTES.

És grande

Pedro de Arimateia disse...

"Quero aprender a viver."

Confesso que ja li este post 3 vezes e no entanto n sei bem o que escrever. O que sei é que essa tua última frase "marca".

Identifico-me um pouco com tuas as tuas interrogações d "como será para o ano". Passei exactamente pelo mesmo, e cheguei ao final e a frase "Quero seguir em frente e olhar para trás e pensar "nunca imaginei qe conseguisse fazer isto.." ganhou significado.

E Sabádos de manha, ou Domingos de manha, qd os miudos me aparecem com sorrisos enormes, que eu relembro: "Quero ser melhor e melhor.
Quero ajudar os outros a melhorar." Mesmo qd tu cantas na missa, n tens noçao talvez, mas crias sorrisos nas pessoas, que la atrás cantam aos berros, tentando acompanhar o ritmo acelerado que a musica tem :) E isso marca. Pq as pessoas saem da missa com sorrisos, saem felizes, e isso é ajudar.

"Quero orgulhar-me de mim porque me tornei alguém na vida." Há pequenos nadas que nos tornam logo alguem na vida. Eu tb achava que queria ser alguem na vida, qd dou por mim, e penso: tenho amigos? sim! e isso contribuiu alguma coisa para a minha vida? sim! e eu, contribuo alguma coisa para a vida deles? ja disseram q sim :P ! ora, creio que de certeza respondestee sim a todas as perguntas. Para mim, isso é ser alguem na vida. Qt à noção "material" de ser alguem na vida, com uma vida estavel e com dinheiro, julgo que virá naturalmente caso nos esforcemos.
Relembro agora o que me aconteceu à sensivelmente 1 mês atras: qd fui ao Oftalmologista, foi detectado, quase por "milagre", pressão ocular elevada. Ou seja, mais um/dois anos, e caso me estivesse a "cagar" para ir ao oftalmologista, e estaria Cego. Completamente cego. No entanto, detectaram-me, e apesar de ter q levar com umas gotas mta chatas de manha e de noite nos olhos, sinto que nada aconteceu por acaso. E há colegas meus q agora olham para mim e reconhecem a sorte que teem.
N percebi bem pq escrevi isto, mas acho que a ideia era de que apos este problema ocular, sei reconhecer o valor das coisas, e orgulhar-me por ser assim, por indubitavelmente ter sido salvo da escuridão. N é este problema que me faz ser alguem na vida, e nunca será, mas de certo que é com estes casos como o meu q pensamos "hum, afinal nem tou assim tao mal" :)

"Não qero desistir do ano qe vem sem seqer ter tentado. Não qero desistir só porque a esta distância tudo parece tão difícil e aborrecido." Apesar de serem coisas diferentes, sinto-me EXACTAMENTE ( mas mesmo mesmo EXACTAMENTE ) na mesma. Tu vais para o 12ºano, eu vou para o 1ºano de Matemática Aplicada e Computação, e nunca disse tanta vez na vida: "não qero crescer... ". Pq tenho mais uma escola de música, pq tenho a catequese, pq me enche a alma fazer o que faço, e no entanto sinto que para o ano tudo vai ser "dificil e aborrecido". Mas so tenho uma opção: olhar em frente e recordar os momentos passados dificeis e que eu consegui passar. E é nessas alturas, em que tou de cabeça em baixo a pensar como vai ser a minha vida, que Alguem me mete a mão no ombro e diz: "vamos".

Ja li o q escrevi e apetece-me apagar tudo... mas n o fiz, como ja reparaste :P

Como disse o Tiago, estás no caminho certo, não duvides disso. E se chegaste até aqui, é pq consegues ir mais longe, mto mais longe. Trata-se de Fé e tb da mitica frase "Querer é poder". Olha para mim, um simples nerd que odiava profundamente a catequese e tudo o que o rodeava. Mas quis ser diferente, e cá estou eu, o mesmo nerd, mas completamente diferente, pq quis.

"Não qero desistir do ano qe vem sem seqer ter tentado." E fazes bem. Pq daqui a um ano, n duvido que olharás para trás a sorrir. N duvido MESMO :)

André

Cacao disse...

gente: oq seria dos meus posts sem os vossos comentários? sem essa palavras que me suportam? não sei, de todo. se este post esta´melhor do que os outros, é pq vocês o comentaram e deram força a isso. Obrigada:D

Cacao disse...

acabei d ler o q acabei d escrever. Tá tão pobrezinho, este obrigada. Mas só está "pobrezinho" escrito. porque acreditem que sentido É O MAIS RICO DE TODOS! :)

Anónimo disse...

Um obrigado nunca é pobre fofinha :D