quinta-feira, 19 de junho de 2008

Exames 2008
Ora bem.
Quem, para além de mim, tem exames este ano?
Quem já está de férias? (cri cri, cri cri) [isto era som de grilos, portanto, silêncio, ahah]
Quem ainda está a gastar a mioleira e as mãozinhas a estudar para quatro exames decisivos p entradas na faculdade?

Pois é... a grande maioria está em exames, e, sendo quatro ou mais, sendo para a faculdade ou nao, estamos todos a precisar de umas belas férias... Hoje encontrei uma amiga com quem estou todos os anos, só durante as férias.. E, mais psicologias ou não, ela faz-me lembrar de ferias ,e, nuns instantes, o cheirinho a Verão invadiu as minhas fosas nasais (ahahahah, pronto, estudo a mais, é o que dá...) . Faltam-me 3 exames - sendo que hoje despacho mais um, à tarde (vou perder o Jogo de Portugaaaal, nãaao) ...

Enfim, isto para dizer que ontem fiz o meu 1º exame do ano, de Desenho A (sim, é importante salientar que é desenho A e não B ou Z...) .
Foi muito mais dífícil do q o do ano passado, sejemos reais. E, por acaso, depois de ver a lista de material necessário para levar p o examé, há umas semanas atrás, tenho andado a experimentar cada um. E foi isso que me salvou.
Não vou descrever o exame, digo só que foram precisos muuuuitos materias e , que, afinal de contas... foi mesmo giro :P ahah. Mas desafio "as pessoas aí de casa" a ver em que consistia o exame, num minuto : http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=205&fileName=Des_A706_P1_08.pdf
O exercício mais giro foi, sem dúvida, o último. Baseado neste quadto da Paula Rêgo (deve ser o primeiro que gosto - muito) , o exº consistia em deslocar o ponto de vista para atrás do senhor "que dormita".
Giro, girooo, não é??
Difícil ou não, gostei de o fazer. Para além de ser exigido simplicidade, era preciso ter em conta os focos de luz, cores etc.. Aqui fica o quadro para se deliciarem:

"O Sonho de José", Paula Rêgo, 1990

6 comentários:

Anónimo disse...

de veras interessante.. xD acho que a Paula se baseou em mim a ler o post.. e acrescentou-me uns aninhos va..
felicidades para os exames *

Cacao disse...

oi?

Anónimo disse...

a parte que não sabes, é que a razão dada por alguem do ministério para escolha do pastel é porque esse é um matrial que, ao sobrepor folhas, estas nao vão ficar coladas............. dá para acreditar?

Cacao disse...

aaaah q giro! como é q descobriste isso?

(n)Ana disse...

eu gostava era de ver a tua versão dessa outra perspectiva!
Pena que o exame fica para "eles"... né?

Marta disse...

Ola!
Andava a pesquisar sobre o exame de Desenho deste ano, informações e assim, quando encontrei aqui o teu post.
Eu também fiz o exame de Desenho o ano passado, na 1ª fase e foi algo assustador, porque comparativamente ao do ano anterior (que era, vá, básico, pequeno e poucos materiais), este foi muito mais exigente, e estou algo espectante em ver como vai ser o deste ano. Concordo que a ideia da nova prespectiva no último exercício era muito boa, eu adorei, só que confesso que me esqueci de alguns pormenores, como o cavelete looool distraída mesmo ("mas falta qualquer coisa..." xD )
Lembro-me que saí completamente estafada do exame, fiz as 3 horas todas... O exercíco da aguarela fiz tipo à pressa em 10 segundos e, não sei como, tive a pontuação total nesse exercício (eu pedi cópia do exame para a posterioridade xD tb fiz dos outros todos ).
Enfim, desculpa a imvasão, mas vi-me tentada em partilhar com alguém que fez o mesmo exame que eu =P
Beijinhos*